Em comunicado oficial, a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) anunciou que assumiu a gestão do Hospital de São Paulo, em Serpa, anteriormente sob a responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Serpa. Esta transição coincidiu com a reabertura do serviço de urgência e a inauguração da nova unidade médico-cirúrgica do hospital.

A partir de agora, o Serviço de Urgência estará disponível das 08h00 às 24h, proporcionando atendimento urgente e essencial à comunidade local. A unidade médico-cirúrgica, construída de raiz, tem como objetivo realizar entre duas mil e 500 a três mil cirurgias por ano, de acordo com o comunicado da UMP enviado à redação da Voz da Planície.

“A UMP pretende trabalhar para que esta unidade hospitalar possa ter uma gestão mais profissionalizada e adquirir competências com benefícios em cuidados de saúde para a comunidade servida pelo Hospital de São Paulo. Gradualmente, e depois de capacitar adequadamente a unidade hospitalar em termos técnicos e de recursos humanos, a UMP vai passar a gestão para a Misericórdia de Serpa”, esclarece o comunicado.

Graça Coelho foi nomeada diretora clínica da nova unidade médico-cirúrgica, liderando uma equipa composta por profissionais de referência no Hospital de São Paulo. O objetivo é oferecer serviços de saúde de qualidade e construir uma relação de confiança com a população local que procura os cuidados do hospital.

A UMP também informou que a unidade hospitalar disponibilizará diversos serviços clínicos, incluindo cuidados continuados (convalescença e paliativos), consultas de especialidade, exames com meios complementares de diagnóstico e terá capacidade para cirurgias de ambulatório e internamento.

Com estas mudanças, a União das Misericórdias Portuguesas reforça o compromisso de contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde em Serpa e nas áreas circundantes, promovendo uma gestão mais eficiente e serviços clínicos abrangentes.