A alegada queda de um cabo elétrico, provocada por uma árvore, deu início a um incêndio junto à Estação Ferroviária do Setil, no Cartaxo, que além de alguma floresta, destruiu também as antigas e devolutas casas da Refer, bem como alguns anexos agrícolas.

Os trabalhadores estavam a fazer uma limpeza de terrenos, levada a cabo pela Infraestruturas de Portugal, quando cerca das 14.15 horas, um pinheiro de grande dimensão caiu sobre uma linha elétrica, e provocou de imediato o incêndio.

Alguns trabalhadores, com o apoio de populares, tentaram ainda apagar o incêndio, mas com o vento que se fazia sentir na altura, este rapidamente atingiu proporções maiores e obrigou a uma musculada intervenção dos bombeiros.

No teatro de operações chegaram a estar 113 bombeiros, apoiados por 31 veículos e três meios aéreos.

Cerca das 16.30 horas, uma reativação do incêndio obrigou a um reforço de operacionais, que pelas 18 horas tinham novamente o incêndio controlado.

A Linha do Norte esteve cortada entre as 16 e as 18.40 horas. Os comboios realizaram depois o trajeto de forma condicionada.

Nas redes sociais, João Heitor, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, deixou um agradecimento “aos nossos bombeiros municipais e a todas as outras corporações envolvidas, elementos da proteção civil, GNR, PSP, pilotos, técnicos e trabalhadores que estiveram no terreno”

As operações de rescaldo e consolidação do perímetro do incêndio vão agora continuar durante a noite.