O mundo, particularmente a Europa, encontra-se no meio do que é apropriadamente denominado a ‘década quântica’. Isso marca um período transformador em que as propriedades singulares da matéria a nível quântico estão a fazer a transição de meras curiosidades científicas para a base de tecnologias e produtos práticos. Esta mudança está a resultar em avanços significativos em comunicações, navegação, computação e monitorização ambiental.

Mesmo no domínio da exploração espacial, a Agência Espacial Europeia (ESA) está envolvida ativamente na revolução quântica. Atualmente, a ESA está a enviar uma sonda com tecnologia quântica para Júpiter, explorando tecnologias de comunicação baseadas em princípios quânticos e planeando enviar um relógio quântico para a Estação Espacial Internacional. Estas iniciativas fazem parte do compromisso mais amplo da ESA com as tecnologias quânticas, refletindo o reconhecimento da organização do vasto potencial e aplicabilidade dos avanços quânticos em várias áreas.

À medida que a década quântica se desenrola, os esforços da ESA sublinham a importância de aproveitar os princípios quânticos para ultrapassar os limites do que é possível na exploração espacial, comunicação e além. A integração de tecnologias quânticas em missões espaciais promete abrir novas fronteiras e aprimorar as nossas capacidades de maneiras anteriormente inimagináveis.