
O Festival Músicas do Mundo (FMM), realizado em Sines e Porto Covo, Portugal, promete encantar o público com uma programação repleta de música e uma ansiedade especial nos artistas africanos. Com um total de 41 concertos, o evento ocorre entre os dias 22 e 29 de julho, atraindo milhares de pessoas para a bela costa alentejana.
Organizado pela Câmara Municipal de Sines, o FMM tem como lema “Música com espírito de aventura” e conta com a participação de artistas de diversas origens. Neste ano, a África é a região com maior representação, sendo responsável por mais de um terço dos artistas convidados.
Destacam-se os artistas da Guiné-Bissau, com a maior representação de sempre no festival. Tabanka Djaz, Eneida Marta e Super Mama Djombo se juntam a três grupos lendários de outros países africanos de língua portuguesa, como Os Tubarões (Cabo Verde), África Negra (São Tomé e Príncipe) e Ghorwane (Moçambique).
Além disso, a programação africana inclui artistas como Bab L’Bluz e Tinariwen do Marrocos, Lass do Senegal, Alotge Oho&His Sounds of Joy de Gana, Kin’Gongolo Kiniata da República Democrática do Congo e Madalitso Band do Malawi, que fará sua estreia no festival.
Grandes nomes da música africana também estarão presentes, como a artista renomada nigeriana Nneka, a cantora Rokia Koné do Mali e a banda Bamba Wassoulou Groove.
Portugal será representado por novos artistas, incluindo Carminho, Maria João&Carlos Bica Quarteto, Tó Trips, Expresso Transatlântico, A Garota Não, Rita Vian, Rita Braga, B Fachada e RAIA, que prestarão homenagem à viola-campaniça.
O FMM também receberá artistas internacionais de destaque, como Chico César do Brasil, Céu e Gilsons, Lila Downs e Silvana Estrada do México, Cimafunk de Cuba, Inna de Yard e Brushy One String da Jamaica, Rodrigo Cuevas da Espanha, Brama da França, La Chica da França e Venezuela, Mari Kalkun da Estônia, e The Selecter do Reino Unido.
Estarão também apresentações de artistas do Médio Oriente, como a dupla sírio-libanesa Bedouin Burger, Alright Mela Meets Santoo e o retorno do grupo Al-Qasar, em colaboração com a artista sudanesa AlSarah. A banda sul-coreana Leenalchi fará uma viagem mais longa para participar do FMM.
Além dos concertos, o festival contará com um programa de iniciativas paralelas, que ainda será revelado. Vencedor da categoria “Melhor Programa Cultural” nos últimos Iberian Festival Awards, o FMM promete proporcionar uma semana repleta de experiências musicais incríveis e descobertas emocionantes para os participantes.