
A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) promoveu, no passado dia 23 de outubro, uma visita técnica à Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira (PPRSA). O objetivo da visita foi avaliar a área ardida pelos incêndios de setembro e analisar o grau de severidade dos danos causados ao território.

O grupo de trabalho foi composto por elementos das áreas do ambiente, floresta e proteção civil dos municípios que integram a PPRSA (Amarante, Baião e Marco de Canaveses), além de especialistas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e da Associação BIOPOLIS, bem como técnicos da AMDT, proprietários locais e jornalistas.

A visita representou um passo importante para compreender o impacto dos incêndios e delinear estratégias para a recuperação e preservação da área protegida, sinalizando o início de uma nova fase de esperança para a Serra da Aboboreira. A colaboração entre especialistas, autoridades locais e a comunidade será essencial para restaurar este importante património natural.
Fotografias: Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT)