
O Comando Distrital da PSP de Portalegre realizou, entre os dias 14 e 20 de julho de 2025, diversas ações operacionais, das quais resultaram seis detenções e várias operações de fiscalização em todo o distrito.
Durante este período, foram detidos cinco homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 23 e os 50 anos. As detenções decorreram nas seguintes circunstâncias:
- Um homem foi detido por condução de veículo sob efeito do álcool, apresentando uma taxa de alcoolemia de 1,75 g/l;
- Um homem foi detido por difamação e injúrias a agente da autoridade;
- Um homem foi detido por permanência ilegal em território nacional;
- Uma mulher foi detida por desobediência, após recusar realizar o teste de alcoolemia;
- Dois homens foram detidos em cumprimento de mandados de detenção e condução emitidos pela autoridade judiciária competente.
Ainda no âmbito da atividade operacional, a PSP identificou dois homens e uma mulher, com idades entre os 24 e os 31 anos, por posse de estupefacientes. Foram apreendidas 1,24 gramas de haxixe (equivalente a 2,48 doses individuais), 0,15 gramas de cocaína (0,75 doses) e 2,68 gramas de haxixe (5,3 doses), respetivamente.
Durante a semana em análise, foram realizadas sete operações de fiscalização rodoviária, nas quais foram controlados 2140 veículos. Entre as infrações detetadas, destacam-se 50 por excesso de velocidade, uma por falta de seguro obrigatório e sete por ausência de inspeção periódica obrigatória.
A PSP realizou ainda duas operações de visibilidade em zonas com maior afluência de pessoas e tráfego, bem como duas ações de fiscalização e sensibilização de cariz ambiental e duas no âmbito da segurança privada.
No que respeita à sinistralidade rodoviária, registaram-se quatro acidentes de viação, dos quais resultaram apenas danos materiais nas viaturas envolvidas.