
O “Santuário de Elefantes”, entre os concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, poderá vir a receber os primeiros animais ainda este mês.
A revelação é de Inácio Esperança, presidente do município calipolense, em declarações a’ODigital.pt, tendo afirmando que «aquilo que me foi dito é que o primeiro elefante viria durante o mês de julho».
O autarca destacou que o projeto «está a andar» e que «estão a trabalhar muito rapidamente para ver se conseguem ter condições para alojar elefantes que estão necessitados deste espaço».
De acordo com o presidente, o The Pangea Trust, entidade responsável por estes projetos, pediu uma «carta conforto» aos dois municípios, para que fosse entregue a instituições regionais e nacionais.
Um documento onde as autarquias «reconheçam a importância do projeto, quer para o seu território, quer para as pessoas que nele vivem, quer para o desenvolvimento futuro», para que «se mostre às instituições de fora que é um projeto de interesse municipal».
Desta forma, Inácio Esperança vincou que as duas Câmara são agora «parceiros» da entidade «sem nenhuma obrigação financeira», apenas com a «obrigação de divulgar e de estar em parceria».
«No fundo, de estar mais próximo deste projeto e a apoiá-lo naquilo que são as obrigações municipais», acrescentou.
De recordar que este santuário poderá acolher até 24 elefantes e está em projeto desde novembro de 2022, como anteriormente noticiámos.