O Município de Santiago do Cacém foi reconhecido com o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, juntando-se a outras 59 autarquias em todo o país. Este selo distingue os municípios e freguesias que implementam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, no âmbito do programa “Cuida Santiago”.

Entre as principais necessidades apontadas pelos cuidadores informais estão a falta de apoio emocional/psicológico, apoios financeiros e necessidade de formação específica no processo de cuidar. A autarquia de Santiago do Cacém tem estado atenta a estas necessidades, apoiando os munícipes de diversas formas.

No âmbito do Projeto CLDS-4G de Santiago do Cacém, em parceria com a ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, foram realizadas ações para identificar e capacitar cuidadores informais, com destaque para os cuidadores com 65 ou mais anos que não eram beneficiários de respostas sociais.

Foram identificados 50 cuidadores informais (7 homens e 43 mulheres), sendo a situação de cônjuge a mais comum. Foram realizadas diversas atividades, incluindo acompanhamento psicossocial, informações sobre o Estatuto do Cuidador Informal e outras prestações sociais, atividades formativas ao domicílio, rastreios de saúde e medidas de apoio social em parceria com o Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal.

Estas iniciativas envolveram 110 pessoas, entre cuidadores e pessoas cuidadas, contribuindo para dotar os cuidadores de competências e conhecimentos específicos, assim como para promover a estabilidade emocional.