
A 3.ª Gala do Desporto do Município de Santiago do Cacém teve lugar no passado dia 29 de novembro, no Auditório Municipal António Chainho, e distinguiu o trabalho, esforço e dedicação de atletas, clubes e associações na época desportiva 2023/2024. O evento foi também uma oportunidade para homenagear figuras que desempenharam um papel crucial no desenvolvimento do desporto no concelho.
O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, sublinhou: “Reconhecemos o mérito de atletas, clubes e associações cuja dedicação faz com que o nosso Concelho seja cada vez mais dinâmico desportivamente e, simultaneamente, eclético.” Contudo, manifestou descontentamento em relação ao apoio governamental à área desportiva, afirmando que “os sucessivos Governos pouco ou nada investem, seja no apoio aos clubes, iniciativas e equipamentos. Não fosse o trabalho voluntário desenvolvido por milhares de pessoas e pelos apoios concedidos pelas autarquias, o acesso à prática desportiva seria muito limitado.”
Álvaro Beijinha destacou ainda que o concelho conta com 38 associações e clubes com atividade desportiva regular, um total de 1407 atletas federados, e que, na época 2022/2023, foram realizados 51 eventos desportivos, envolvendo 15 mil participantes. Sublinhou também o investimento de 1,5 milhões de euros na época 2023/2024 e o reforço de 20% no apoio direto ao desporto para o orçamento de 2025, além de manter uma verba de 100 mil euros destinada à aquisição de viaturas por parte dos clubes.
Prémios atribuídos
Durante a cerimónia, o júri, composto por um jornalista desportivo, dois dirigentes desportivos, um Presidente de Junta de Freguesia, dois técnicos superiores do Serviço de Desporto e o Presidente da Câmara Municipal, premiou:
- Associação Desportiva do Ano: Clube de Ténis de Santo André
- Dirigente do Ano: Rui Candeias (GDR São Francisco da Serra)
- Desporto Escolar: Raquel Casa Nova (badminton e ténis de mesa, Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém)
- Equipa do Ano: Seniores Futebol 11 do União Sport Club
- Treinador do Ano: Nuno Páscoa (padel, Clube de Ténis de Santo André)
- Evento Desportivo do Ano: STC Ultimate Obstacle Challenge (Os Chaparros BTT Team)
- Desporto Adaptado: Carlos Gaspar (natação, CNLA)
- Atleta Revelação: Alexandre Cabá (motociclismo)
- Atleta do Ano Feminino: Ana Filipa Santos (ténis)
- Atleta do Ano Masculino: Edgar Matias (atletismo, GDR São Francisco da Serra)
- Homenagem Carreira: António Chainho Parreira “Casinhas”
Convidados e momentos culturais
Entre os convidados, destaque para o jornalista desportivo Rui Miguel Tovar, José Carlos Ferreira do Sindicato dos Jogadores de Futebol, e antigas figuras do futebol nacional como Joaquim Rebelo e João Alves. A cerimónia foi enriquecida por atuações culturais, como a da Bandalouca da Academia de Música de Santo André e a classe de ginástica acrobática ACRO ESA, do Estrela de Santo André.