
Após seis meses de intensa atividade artística, o Imaginarius Centro de Criação (ICC) mantém o ritmo e prepara um segundo semestre com mais de 10 residências e novos desafios criativos com a comunidade.
Entre fevereiro e junho, o ICC concretizou 26 iniciativas — incluindo 12 residências artísticas, 7 espetáculos, 5 ensaios abertos, 4 workshops, 3 conversas e 2 formações — acolhendo cerca de 30 artistas de 6 países.

As criações refletiram temas urgentes como sustentabilidade, progresso e inclusão, com várias apresentações a integrarem a programação do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua.
A dimensão internacional do semestre ficou marcada pela implementação dos projetos Green Streets of Europe e temperART, que reforçaram a presença de companhias estrangeiras no território. Já ao nível das parcerias institucionais, o ICC mantém a colaboração com Serralves e Inatel, nomeadamente no âmbito do festival.
A ligação à comunidade evidenciou-se em ações como a formação Sabores da Rua, que capacitou os operadores móveis envolvidos não só no Imaginarius, como também no Festival da Cerveja Artesanal com Lúpulo Feirense e no Festival da Juventude. Os ensaios do projeto LaB InDança continuaram a afirmar-se como pilares de inclusão artística.
Ainda no âmbito do LaB InDança, realizaram-se duas residências artísticas (março e junho), no contexto de um intercâmbio com a Fundación Psico Ballet Maite León, de Madrid. A terceira e última etapa terá lugar em novembro, com a deslocação de intérpretes portugueses a Madrid, onde participarão em ensaios e farão uma apresentação pública.

Com este balanço positivo, o ICC prepara agora o segundo semestre, com mais de 10 novas residências artísticas, uma delas de cariz comunitário, ensaios abertos ao público e uma nova formação prevista para outubro.
O ICC segue como espaço de experimentação, diálogo e inclusão, consolidando a sua missão de potenciar a criação artística contemporânea em estreita ligação com a comunidade.