A Rota do Românico celebrou, no dia 18 de outubro, o Dia do Cuidador do Património, uma homenagem aos dedicados cuidadores que zelam pelos monumentos, preservando a memória viva dos locais.

Este ano, a celebração contou com a oferta de um crachá identificativo e do livro de fotografias “Pedra a Pedra“, de Egídio Santos, aos cuidadores. Estes presentes simbolizam o reconhecimento pelo seu trabalho em prol da conservação e valorização do património cultural.

Além disso, a Rota do Românico, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Resende, promoveu um encontro intergeracional entre a cuidadora Dona Dulce Pereira, responsável pela Igreja de São Martinho de Mouros, e os alunos da turma do 9.º D da Escola Secundária de Resende. O evento proporcionou aos jovens a oportunidade de compreender a importância do trabalho quotidiano dos cuidadores na preservação dos monumentos e no acolhimento dos visitantes.

A celebração do Dia do Cuidador do Património teve início em 18 de outubro de 2020, dia de São Lucas, padroeiro dos médicos. Desde então, a Rota do Românico tem organizado várias atividades, como encontros escolares, conferências, exposições e a criação de um canal digital temático.

O projeto Cuidadores do Património da Rota do Românico foi reconhecido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o Prémio Inovação e Criatividade 2022, e recebeu o Prémio Internacional TRANSROMANICA, reforçando a sua importância na preservação do património cultural.

Fotografia: Rota do Românico – na imagem: “Pedro Sousa – Dia do Cuidador 2024”