O Rei de Espanha e o Presidente da República de Itália vão ser agraciados com um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra na próxima terça-feira, dia 13 de maio.

O Rei de Espanha, Felipe VI, e o Presidente da República de Itália, Sergio Mattarella, vão receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC), na terça-feira, dia 13.

A cerimónia decorre a partir das 18h00, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

Os dois homenageados vão ter como Apresentante [padrinho] o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Felipe VI será distinguido pela Faculdade de Direito (FDUC) e Sergio Mattarella pela Faculdade de Economia (FEUC), com os elogios a serem feitos, respetivamente, pelos Professores Catedráticos da FDUC, Rui de Figueiredo Marcos, e da FEUC, Raquel Freire.

Fotos: Presidência da República

Apenas um pequeno número de chefes de Estado em exercício foi homenageado, nas últimas décadas, com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra – tendo o último sido, em 2017, o Presidente da Grécia, Prokópis Pavlópoulos. Felipe VI recebe a distinção cerca de 36 anos depois do pai, Juan Carlos I, agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, pela Faculdade de Direito da UC, a 17 de maio de 1989.

A cerimónia solene de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Felipe VI e Sergio Mattarella é de acesso reservado, sendo transmitida para a comunidade universitária no Auditório da Faculdade de Direito da UC e em www.uc.pt/emdireto.

A receção aos homenageados na Porta Férrea (17h10) e o préstito [cortejo] dos Doutores, entre a Biblioteca Joanina e a Sala Grande dos Atos (com partida às 17h55), podem ser acompanhados por toda a comunidade no Pátio das Escolas.