O Município de Reguengos de Monsaraz vai investir cerca de 610 mil euros na requalificação da Praça Dr. Manuel Fialho Recto, em São Pedro do Corval. O projeto foi aprovado por unanimidade numa reunião extraordinária da câmara municipal, que validou também a candidatura da intervenção ao Programa Regional Alentejo 2030, que poderá financiar até 85 por cento do valor total.

A obra tem um prazo de execução previsto de 12 meses e visa valorizar o património local, promover a acessibilidade e criar um espaço público multifuncional com o envolvimento da comunidade. A praça é um dos principais espaços públicos da aldeia, e por isso a autarquia realizou, no passado dia 6 de março, uma sessão de apresentação pública do projeto, recolhendo contributos dos habitantes.

A intervenção prevê a valorização do património edificado e da identidade cultural da aldeia, reconhecida pela tradição oleira e uso do barro como matéria-prima. O projeto recorre à intervenção de olarias locais e propõe elementos como grandes vasos de terracota, uma pérgula com tijolo de burro maciço, novos espaços ajardinados, mesas, bancos e um quiosque, assim como uma área destinada à realização de eventos.

Está ainda prevista a criação de um espaço amplo em frente à igreja, com novas árvores, repuxos de água, zonas de estadia e circulação pedonal acessível. A praça passará a dispor de 14 lugares de estacionamento, incluindo lugares para pessoas com mobilidade reduzida, zonas de carga e descarga e um ponto de carregamento para veículos elétricos.