
Este fim-de-semana, a Quinta da Princesa, na Amora, recebe mais uma edição da Tabanka – Festa dos Povos, que visa celebrar o Dia da Independência de Cabo Verde (que se assinala a 5 de julho), assim como promover e recriar uma mostra cultural, musical e gastronómica que reflete a multiculturalidade dos PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
A Festa dos Povos é uma iniciativa de âmbito comunitário, realizada desde o ano 2000 pela comunidade católica residente no bairro da Quinta da Princesa, no Seixal.
Desde 2005, e complementando a festa que já se realizava, a Câmara Municipal do Seixal propôs à comunidade aliar estas comemorações a uma velha tradição cabo-verdiana – as festas de romaria dos santos populares, passando a chamar-se «Festividades na Tabanka», promovendo, desta forma, a identidade cultural do povo cabo-verdiano junto das gerações mais jovens.
No sábado, a programação começa às 19h00 com demonstrações de música, dança, batucadeiras e atuação de Dj.
No domingo, às 11h00, realiza-se a Missa Campal na Praceta Cidade de São Tomé. A programação cultural irá estender-se ao longo da tarde com mais atuações de diversos grupos da lusofonia.
A organização destas festividades é da responsabilidade da autarquia, em parceria com o Centro de Assistência Paroquial de Amora (Centro Comunitário da Quinta da Princesa), membros e representantes da Comunidade do Bairro da Quinta da Princesa, Comunidade Católica, Escola Básica e Jardim de Infância da Quinta da Princesa, Clube Desportivo, Cultural e Recreativo da Quinta da Princesa, Associação Juvenil Esperança, Movimento Democrático de Mulheres e a Junta de Freguesia de Amora.