
Perante um Teatro Municipal lotado, a cerimónia, da responsabilidade da Câmara Municipal e organizada pela AMOA - Academia de Música de Oliveira de Azeméis, foi inaugurada com um concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo jurado Capitão Hélio Soares. Vários elementos do júri, como Hélder Gonçalves (clarinete) e Jorge Almeida (trompete), também protagonizaram alguns dos momentos musicais.
Ao todo, os 12 membros do júri foram responsáveis pela avaliação dos 362 músicos, oriundos de seis países – Suécia, Israel, Brasil, Espanha, Venezuela e Portugal - que participaram nesta edição. Quanto ao território nacional, o concurso juntou participantes de todos os distritos de Portugal continental e da Região Autónoma dos Açores.
“A academia tudo fará, tudo fez e continuará a fazer para que este concurso atinja patamares de excelência: é esse o nosso propósito”, sublinhou, durante a gala, a presidente da AMOA, Ana de Jesus, que aproveitou o seu discurso para destacar a importância de os pais perceberem o papel da música para a vida dos seus filhos e parabenizar todos os participantes. Já o líder do Executivo camarário, Joaquim Jorge, frisou que o prestígio do evento é “indiscutível”, assim como o talento dos participantes e a qualidade dos júris e da organização.
Este ano, com o objetivo de diversificar a oferta de iniciativas, descentralizar a cultura musical e fomentar o gosto e consumo de música no concelho, a AMOA decidiu introduzir novas dinâmicas no concurso. Antes da Gala de Entrega de Prémios, a organização dinamizou dois concertos: o Grupo Invicta Sax e a AMOA Big Band atuaram nos dias 9 e 10 de julho, respetivamente, em espaços públicos no centro da cidade.
Em 2006, quando foi criado, o concurso tinha apenas um âmbito regional. Dois anos depois, em 2008, a competição cresce e torna-se nacional. Finalmente, em 2012, chegou a sua internacionalização, mas é apenas em 2023 que passa a ter a designação atual.
Até ao fecho da edição, a lista de vencedores ainda não tinha sido divulgada, mas o Correio de Azeméis conseguiu apurar estas informações junto da AMOA.
