
A 9ª edição do Quartel Electrão está a mobilizar um número recorde de associações de bombeiros voluntários em todo o país, com o distrito do Porto a contar com 14 corporações envolvidas. A campanha, que teve início em janeiro e termina no final de novembro, visa recolher pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, como máquinas de lavar, frigoríficos e telemóveis, para serem reciclados.
Entre as corporações do distrito do Porto que participam na campanha estão as associações humanitárias de bombeiros de Amarante, Freamunde, Penafiel, Lousada, Leça do Balio, Marco de Canaveses, entre outras.
O primeiro prémio da campanha é um veículo de combate a incêndios, atribuído à corporação que recolher a maior quantidade de equipamentos, em peso. Outras recompensas incluem 5.000 euros em equipamentos de proteção individual e prémios regionais em cartões de combustível, entre outros incentivos.
Até agora, a campanha já recolheu 2.000 toneladas de resíduos a nível nacional. O Electrão, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, promove esta iniciativa com o objetivo de incentivar a reciclagem e, ao mesmo tempo, apoiar financeiramente as associações de bombeiros. Desde o seu início, há 14 anos, o Quartel Electrão já enviou mais de 14 mil toneladas de resíduos para reciclagem, contribuindo significativamente para a proteção ambiental e a economia circular.
Os interessados podem participar entregando os seus resíduos no quartel mais próximo, cuja localização pode ser consultada no site www.ondereciclar.pt