
O Comando Distrital de Lisboa da PSP divulgou uma nota na qual explica o ocorrido nesta quinta-feira na estação ferroviária de Sete Rios, e que foi captada em vídeo, onde um polícia desfardado detém um homem no exterior da composição.
«A 2.ª Divisão Policial deteve um homem de 26 anos de idade, no interior da estação ferroviária de Sete Rios, freguesia de São Domingos de Benfica, por suspeita da prática do crime de ameaça com recurso a arma branca» refere a nota divulgada nas redes sociais.
«A ocorrência teve início no interior de uma composição da CP – Comboios de Portugal, durante o trajeto entre o Pragal e Sete Rios, quando o suspeito, adotando comportamentos desordeiros e abusivos para com os restantes utentes da carruagem, provocou verbalmente uma passageira que se encontrava acompanhada por dois filhos menores, tendo encostado insistentemente uma mochila contra o seu corpo.
A situação foi presenciada por um polícia da PSP, que seguia em viagem para o seu local de serviço, trajado à civil.»
A PSP avança ainda que este agente «interveio de forma preventiva, chamando à atenção o suspeito e procurando acautelar a integridade da passageira visada.
Perante essa abordagem, o suspeito retirou da mochila uma tesoura de grandes dimensões, que empunhou de forma ameaçadora na direção do polícia.»
Foi perante a «iminência da agressão, e observando os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, o agente fez uso passivo da sua arma de fogo, imobilizando o suspeito no solo e cessando de imediato o perigo».
Ainda segundo o Comando Distrital de Lisboa, «a ação contou, de seguida, com o pronto apoio de outros dois polícias que também se encontravam na composição, permitindo a efetivação da detenção em segurança e sem feridos».
O detido foi transportado para a 18.ª Esquadra da PSP, onde foi formalizada a detenção e realizadas as diligências processuais adequadas e foi notificado para comparecer em tribunal no primeiro dia útil subsequente, desconhecendo-se à data a medida de coação que lhe foi aplicada.
O Comando Distrital de Lisboa desmente ainda que «contrariamente à desinformação entretanto divulgada em algumas plataformas digitais e redes sociais, não ocorreu qualquer confronto entre terceiros, não foram efetuados disparos de arma de fogo, e não se registaram vítimas ou feridos durante a ocorrência».