Os portugueses preparam-se para exercer o seu direito de voto num domingo marcado por condições meteorológicas adversas, que se prevêem melhorar ao longo do dia, de acordo com o Instituto Português do Ambiente e do Mar (IPMA).

Para Portugal Continental, o IPMA antecipa um dia inicialmente caracterizado por céu muito nublado, com a nebulosidade a diminuir significativamente a partir da tarde, especialmente na região Sul.

No entanto, a manhã trará consigo aguaceiros, por vezes intensos, acompanhados de granizo e trovoada, sobretudo nas regiões costeiras, com esta condição a atenuar gradualmente ao longo da tarde.

Prevê-se também queda de neve acima dos 800/1.000 metros de altitude, com a cota a subir para os 1.400 metros durante a manhã. O vento, por sua vez, tenderá a diminuir de intensidade ao longo do dia, embora se preveja agitação marítima forte.

Devido a estas condições adversas, o IPMA emitiu avisos laranja de neve para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Viana do Castelo e Braga, bem como avisos amarelos para os distritos do Porto, Aveiro e Coimbra.

Quanto à agitação marítima, espera-se que as ondas possam atingir os 11 metros de altura, o que levou à emissão de avisos laranja para vários distritos costeiros.

No que diz respeito às temperaturas, estas variarão entre os 3 graus Celsius na Guarda e os 19 graus em Faro, com máximas de 14 graus no Porto, 15 em Coimbra e 16 em Lisboa.

Na Madeira, estão previstos aguaceiros, especialmente nas áreas norte e nas terras altas da ilha, com temperaturas que oscilarão entre os 15 e os 22 graus Celsius.

No arquipélago dos Açores, o dia de eleições será marcado por períodos de céu muito nublado, com abertas, tornando-se encoberto, e alguma chuva. As temperaturas variarão entre os 13 graus Celsius em Angra do Heroísmo e os 18 graus em Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores.

Apesar das condições desafiantes previstas para a manhã de eleições, a expectativa é de que o tempo melhore ao longo do dia, possibilitando uma ida mais tranquila às urnas por parte dos eleitores.