Com a aproximação do dia nacional da cultura científica, estabelecido para 24 de novembro em homenagem ao ilustre professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) prepara-se para participar ativamente na Semana da Ciência e da Tecnologia, que se desenrolará de 20 a 26 de novembro.

Este evento, que acontece em todo o país, é uma oportunidade para várias instituições científicas, de ensino superior, escolas, museus e centros de ciência destacarem o trabalho dos cientistas portugueses. O objetivo é apresentar suas pesquisas e contribuições para o avanço do conhecimento e o benefício da sociedade.

No IPP, estão planejadas diversas atividades durante esta semana. Algumas serão abertas ao público em geral, enquanto outras terão um foco mais prático e serão direcionadas para grupos específicos de alunos, visando estimular o pensamento crítico e promover o envolvimento de todos os participantes.

O evento no IPP começará com o Seminário “Investigação em Olival e Azeite na Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre, uma década de trabalhos ao serviço da fileira”. Marcado para o dia 20 de novembro, este seminário irá destacar os vários projetos de investigação realizados pelos investigadores e alunos da ESAE, apresentando resultados relevantes para a indústria. O evento contará com a participação de especialistas do setor e promoverá uma mesa redonda com diferentes perspetivas.

No dia 21, o enfoque estará em debates sobre temas sócio-científicos como alimentos transgénicos e parques zoológicos, visando promover a discussão e reflexão entre os estudantes.

A semana prosseguirá com um laboratório aberto e trabalho de campo sobre sangue de aves, bem como um workshop sobre “Caça aos vetores de doenças – carraças e doenças zoonóticas”, nos dias 22 e 23, respectivamente.

As atividades terminarão com a apresentação e divulgação do anuário académico do IPP 2023 e um webinar sobre “Como depositar no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) a partir do CiênciaVitae”.

O portal RCAAP tem como missão recolher, agregar e indexar conteúdos científicos em acesso aberto provenientes dos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D. Essa plataforma facilita o acesso a uma vasta gama de documentos científicos e académicos, como artigos de revistas, comunicações em conferências e teses, entre outros, em repositórios portugueses, tornando-se um importante sistema nacional de gestão curricular da ciência.