As salas polivalente e de exposições da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola acolhem, até 9 de Agosto, a exposição “Os Frutos da Liberdade. Obra Gráfica de Vieira da Silva nos 50 anos do 25 de Abril de 1974” e também a Exposição/Instalação “Cork Landscape” de Inês Monteiro.

A Exposição “Os Frutos da Liberdade. Obra Gráfica de Vieira da Silva nos 50 anos do 25 de Abril de 1974”, é organizada pela Fundação Árpád Szenes -Vieira da Silva, reúne um conjunto de 32 gravuras e serigrafias que se destacam pela sua representatividade técnica – buril, água-tinta, litografia e serigrafia –, pela sua data de produção, que vai de 1961 a 1990, e pela temática: evocar a Liberdade, os seus valores (como a livre expressão e circulação) e quem a defende ou defendeu.

A exposição itinerante “Os Frutos da Liberdade” foi criada com vista a transmitir, através da criação plástica, os valores do Pluralismo, Diversidade e Iniciativa, característicos de uma sociedade livre e de um estado democrático. Este conjunto procura trazer ao público a personalidade discreta, mas assertiva e coerente, da pintora Vieira da Silva, que viveu o exílio durante o período da 2.ª Guerra Mundial.

Sobre “Cork Landscape”, o STUDIO IBM apresenta instalação de luz interativa de Inês Monteiro, constituída por diversas cortiças dispersas no espaço. Cada cortiça é um objeto único, evocando a identidade individual, acompanhado por uma luz emergente que cria a homogeneidade de uma floresta.

Inês Monteiro, é uma artista visual e designer multidisciplinar internacional que se espraia entre Lisboa e Amesterdão em busca de inovação e poesia. A cortiça e outros materiais, tal como a luz, são formas de expor o seu trabalho intuitivo.

As Exposições têm entrada gratuita e podem ser visitadas até 9 de agosto, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00.

Preencha a sua agenda estival com cultura e visite Grândola e a Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola.