Foi inaugurado oficialmente o Parque Papa Francisco em Lisboa. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.
A nova designação presta homenagem ao Papa Francisco, destacando a presença marcante na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorreu em Lisboa em agosto de 2023, reunindo mais de 1,5 milhões de pessoas.


“Os lisboetas querem agradecer ao Papa Francisco. Deixou uma marca na nossa cidade, deixou uma marca no mundo”, afirmou Carlos Moedas, que sublinhou a importância simbólica do espaço. “Aqui vos apresentamos esta homenagem ao Papa Francisco. Este parque ficará para sempre com 30 hectares de verde. Viva o Papa Francisco! Viva o Parque Papa Francisco! E que nunca nos esqueçamos da mensagem que o Papa nos deixou.”


O novo parque resulta da requalificação do antigo aterro sanitário de Beirolas, convertido num espaço verde e multifuncional com cerca de 100 hectares, dos quais 30 pertencem ao município de Lisboa e 70 ao município de Loures. A zona foi palco dos momentos mais emblemáticos da JMJ, incluindo a vigília e a missa final presidida pelo Papa.


A inauguração no lado de Loures aconteceu na passada sexta-feira, durante as Festas de Loures, com a presença do Cardeal Américo Aguiar e uma bênção solene, seguida de um espetáculo artístico e um concerto de Tony Carreira.


Apesar das cerimónias separadas por motivos logísticos, ambos os presidentes de câmara reforçaram a união no projeto. Ricardo Leão, autarca de Loures, afirmou: “Este parque é único, partilhado e pensado para todos.”


Durante a cerimónia desta tarde, foi ainda lida uma mensagem oficial de Papa Leão XIV, sucessor de Francisco, reforçando os valores de paz e fraternidade.