O Município de Baião, através do pelouro da Juventude, lançou a edição de 2025 do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), uma iniciativa que pretende envolver os jovens na definição de prioridades locais e na apresentação de projetos para a comunidade.

O OPJ 2025 destina-se a cidadãos entre os 15 e os 30 anos, residentes no concelho, e permite a apresentação de propostas em áreas como ambiente e sustentabilidade, educação, cultura, desporto e saúde. As propostas devem ser específicas, exequíveis e enquadradas nas competências da Câmara Municipal, com um limite orçamental de 11 mil euros.

Calendário do OPJ 2025:

Submissão de propostas: 1 de fevereiro a 15 de março

Análise técnica: 16 de março a 30 de abril

Publicação da lista provisória: 28 de março

Período de reclamações: 29 de março a 9 de abril

Resposta às reclamações: 10 a 20 de abril

Publicação da lista final: 26 de abril

Votação dos projetos: 1 a 31 de maio

Divulgação dos projetos vencedores: junho de 2025

Avaliação do processo: dezembro de 2025

Os jovens podem submeter as suas propostas através do site da Câmara Municipal (www.cm-baiao.pt), por email para juventude@cm-baiao.pt, via correio ou presencialmente nos serviços de atendimento da autarquia.

O Vice-Presidente da Câmara e responsável pelo Pelouro da Juventude, Filipe Fonseca, destacou que “o OPJ é um desafio à criatividade e ao pensamento crítico dos jovens, permitindo-lhes contribuir ativamente para a construção de um concelho mais dinâmico e inclusivo”.

A votação decorrerá entre 1 e 31 de maio, através de uma plataforma digital ou presencialmente em locais a divulgar. Apenas poderão votar os jovens residentes no concelho, com idades entre os 15 e os 30 anos.

Mais informações sobre o regulamento do OPJ 2025 podem ser consultadas aqui.

Fotografia de capa: Freepik