
Nos dias 4 e 5 de novembro de 2023, a pitoresca São Martinho das Amoreiras, situada no concelho de Odemira, acolherá o nono Encontro de Violas de Arame e o sexto Encontro de Tocadores de Viola Campaniça. Esta iniciativa, organizada pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, reúne músicos e entusiastas de violas de arame de todo o continente e do Brasil, com o objetivo de valorizar e preservar a Viola de Arame Portuguesa.
Durante os dois dias, o evento apresentará uma série de atividades que celebram a rica tradição musical destes instrumentos. A Casa do Povo, Taberna do Lagar e Salão de Festas em São Martinho das Amoreiras serão o palco para diversos momentos musicais, oficinas e debates.
O primeiro dia, 4 de novembro, terá início com uma mesa redonda dedicada às Violas de Arame e Tocadores, às 15h00, com a participação de músicos de renome como Pedro Mestre, Carlos Loução, José Bento, David Pereira, José Barros, Ricardo Fonseca, Fernando Deghi, Eduardo Costa e Hélio Monteiro. A partir das 16h00, os participantes poderão usufruir de oficinas de Viola (Campaniça, Beiroa, Braguesa, Caipira e Amarantina), seguidas de uma oficina de Canto com Ana Tomás. Para encerrar o programa do sábado, está agendado um espetáculo com Cante de Despique e Baldão, a atuação do Grupo do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, bem como das Violas Encantadas, a partir das 21h00.
No dia 5 de novembro, haverá uma mesa redonda alusiva à Viola Campaniça, às 14h30, com a participação de investigadores convidados, incluindo Manuel Morais (Musicólogo e Professor Associado Jubilado da Universidade de Évora), Domingos Morais (Professor/Etnomusicólogo do IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa) e Carlos Balbino (Doutorando em Etnomusicologia). Seguir-se-á uma roda de Tocadores de Viola Campaniça. O Encontro será concluído às 17h30 com um concerto que inclui Cante de Despique e Baldão, Viola Amarantina, Campaniça Trio e Ao Canto da Beira.
Durante os dois dias, os visitantes poderão explorar uma exposição de cordofones, onde terão a oportunidade de conhecer melhor a Viola Campaniça.
Este evento é realizado com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, ADA – Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, A Terra – Associação de São Martinho e Direção Regional da Cultura do Alentejo, demonstrando o compromisso com a preservação e celebração da rica herança musical da região.