
O Município de Odemira, em colaboração com o Plano Nacional das Artes (PNA), lançou um emocionante concurso de banda desenhada para comemorar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau. Este concurso, que decorre de abril a junho, está aberto a alunos do ensino superior, ensino secundário e ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos).
A histórica viagem aérea que conectou Portugal a Macau em 1924 serve de inspiração para este projeto que celebra uma proeza marcante na história da aviação internacional e o seu impacto na vida política e no orgulho nacional. O objetivo do concurso de banda desenhada é promover este género literário, estimular a expressão artística e o espírito criativo dos participantes, ao mesmo tempo que divulga e partilha conhecimento sobre este feito notável da aviação com o público escolar.
As inscrições estão abertas a todos os alunos dos níveis de ensino mencionados até ao dia 30 de junho. Os concorrentes devem apresentar trabalhos compostos por um máximo de quatro pranchas originais em língua portuguesa e no formato A3. Também são aceites trabalhos realizados em formato digital. Cada aluno pode submeter mais do que um trabalho, desde que separadamente e com pseudónimos diferentes.
Uma vez submetidos, os trabalhos serão avaliados por um júri com base na criatividade, originalidade e qualidade gráfica. Serão atribuídos prémios monetários às melhores obras de cada nível de ensino e todos os participantes receberão um diploma de participação. A entrega dos prémios ocorrerá em setembro, durante as atividades que marcam o encerramento das celebrações do centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau.
As normas completas de participação podem ser consultadas no site oficial do Município de Odemira em www.cm-odemira.pt/p/centenario_viagemaerea. Este concurso oferece uma oportunidade única para os jovens talentos explorarem a narrativa visual, honrando uma conquista histórica que conectou destinos distantes através dos céus.