Odemira, conhecida pelas suas praias, destaca-se mais uma vez pela excelência ambiental das suas águas balneares. Em 2024, o concelho orgulha-se de hastear onze Bandeiras Azuis e conquistar oito Qualidades de Ouro, um testemunho do empenho contínuo na preservação e na qualidade dos seus espaços balneares.

O reconhecimento da qualidade e excelência é conferido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que atribui este distintivo às praias que não só apresentam águas de qualidade, mas também cumprem rigorosos critérios nas áreas de Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Equipamentos, Segurança e Serviços. Neste ano, as praias galardoadas com a Bandeira Azul são Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Alteirinhos, Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara.

Além disso, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribui o Galardão Qualidade de Ouro às praias da Malhão, Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara. Este prémio reconhece anualmente a qualidade das águas balneares com base em análises oficiais, demonstrando o compromisso com a preservação ambiental.

Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, expressa o orgulho pela distinção, enfatizando o trabalho sustentável realizado para a melhoria contínua das praias. Destaca-se a satisfação pela inclusão da praia do Carvalhal na lista das praias com Qualidade de Ouro. No entanto, lamenta a ausência da Bandeira Azul na praia de Zambujeira do Mar, reafirmando o compromisso em resolver as questões que têm afetado a sua classificação.

Com a época balnear a iniciar a 1 de junho e a estender-se até 30 de setembro, Odemira espera receber visitantes para desfrutar das suas praias premiadas, onde a qualidade e a beleza natural se unem para proporcionar momentos inesquecíveis.