
© Município de Montemor-O-Novo
Na sexta-feira, 3 de novembro, a Ecopista do Montado em Montemor-o-Novo foi palco de mais uma Noite das Criaturas das Trevas, um evento que cativou cerca de 50 participantes, incluindo famílias inteiras.
Durante o espetacular passeio noturno, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a distinguir os sons das rapinas noturnas, como o mocho-galego e a coruja-das-torres, enquanto compreendiam a importância destas aves para os ecossistemas. Além disso, o especialista Ricardo Silva identificou várias espécies de aranhas, mil-pés, escaravelhos malcheirosos e caracóis, despertando o interesse dos participantes por este mundo de invertebrados.
Num momento surpreendente durante o regresso ao ponto de partida, quando já não se esperava avistar mais criaturas, uma linda salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) surgiu, proporcionando uma oportunidade para esclarecer alguns mitos associados a esta espécie.
No final do evento, que reuniu famílias e crianças muito interessadas numa emocionante noite de aventura, ficou a vontade de repetir mais noites misteriosas.
A organização do evento ficou a cargo do grupo HerpEbora, com o apoio da Unidade de Biologia da Conservação do MED UEvora, da Universidade de Évora e do Município de Montemor-o-Novo.