
© Município de Montemor-o-Novo
A Galeria Municipal de Montemor-O-Novo abriu as suas portas para a tão esperada exposição “Outras Ressonâncias,” da talentosa artista montemorense Nazaré Almadanim. A exposição foi inaugurada no sábado, 14 de outubro, e ficará patente ao público até 4 de novembro.
Esta mostra é o resultado de uma iniciativa promovida pelo Município de Montemor-O-Novo e marca um momento significativo na carreira artística de Nazaré Almadanim, sendo a sua primeira exposição individual na cidade onde reside e trabalha. O evento de inauguração contou com a presença do Vereador responsável pela Cultura e Arte, Henrique Lopes, que enalteceu o trabalho artístico de Nazaré Almadanim. O ambiente foi enriquecido pela presença de familiares, amigos e entusiastas da arte.
Nas palavras que proferiu, ficou patente o impacto da família no percurso da artista: “Sou artista e a minha família caminha comigo, aprecia o meu trabalho. O facto de ser uma artista faz com que eles estejam em contacto com a minha arte diariamente. Encontro inspiração onde vivo e com quem partilho a minha vida. A arte reside em mim, tal como a minha família.”
Nazaré Almadanim é uma artista multifacetada. Para além das suas expressões artísticas, é poetisa, agricultora e mãe. A artista é licenciada em Artes Visuais pela Universidade de Évora e aprofundou o seu estudo de pintura com o artista Juan Logan, na University of North Carolina, e na Ar.Co. O seu trabalho abrange diversas linguagens artísticas, incluindo gravura, pintura, fotografia e poesia. Atualmente, Nazaré dedica-se à exploração da identidade feminina e dos seus múltiplos papéis na sociedade.
A exposição “Outras Ressonâncias” promete oferecer ao público uma oportunidade única para mergulhar no mundo criativo desta artista local. Através das suas obras, os visitantes serão convidados a refletir sobre as questões da identidade, da feminilidade e dos vários papéis desempenhados pelas mulheres na contemporaneidade. A exposição de Nazaré Almadanim é uma adição valiosa à cena artística de Montemor-O-Novo e uma demonstração do talento e versatilidade desta artista local.