
As equipas dos municípios de Moura e Mourão estão a realizar um levantamento do volume de tráfego na ponte sobre a “Ribeira do Alcarrache”, situada na EM517, sobre a albufeira do Alqueva. O registo pretende inquirir os condutores sobre as características dos veículos, categorias, carga e frequência de utilização da via. Estes dados serão cruciais para a atualização do relatório de inspeção, realizado em 2021 por uma empresa especializada, visando consolidar conclusões e medidas necessárias para a qualificação e estabilização do tabuleiro.
A ponte, com menos de 20 anos, apresenta patologias, a maioria de origem mecânica, resultado de esforços aplicados à estrutura. A possível explicação para o desenvolvimento destas patologias pode residir em falhas e incorreções durante uma das fases de construção.
Considerando a importância de garantir a segurança dos utilizadores e a preservação do equipamento, Moura e Mourão, em esforço conjunto, irão apresentar medidas para deter a deterioração da ponte e garantir a sua correta utilização. Está prevista a marcação de uma audiência com a tutela para reivindicar o suporte financeiro necessário à realização da obra de reabilitação, planeada a médio prazo.
Ambos os municípios têm trabalhado em estreita colaboração com técnicos e executivos, visando um maior desenvolvimento desta temática. O foco está na criação e implementação de todas as medidas e ações que promovam a correção do problema identificado. A gestão eficaz visa cumprir os compromissos assumidos, proporcionando uma solução duradoura para a segurança e qualidade da ponte sobre a “Ribeira do Alcarrache”.