
No passado dia 23 de março, o Município de Vila Velha de Ródão voltou a demonstrar o seu compromisso com a preservação ambiental ao associar-se à iniciativa global da Hora do Planeta, promovida pela ANP/WWF. A autarquia desligou toda a iluminação pública do concelho entre as 20h30 e as 21h30, contando com a colaboração da empresa E-Redes para tornar este feito possível.
Esta ação vai além do habitual apagão de edifícios e monumentos, procurando sensibilizar para a importância da adoção de medidas sustentáveis no nosso quotidiano. O presidente do Município, Luís Pereira, sublinhou a importância deste gesto simbólico e o seu potencial impacto na consciencialização ambiental da população: “Quisemos ser pioneiros e desligar toda a iluminação pública. Para tal, contámos com o apoio indispensável da E-Redes e convidámos as principais empresas e a população em geral a juntarem-se a nós num gesto simbólico, mas que pretendemos que tenha um impacto mais profundo.”
Durante uma hora, também o Agrupamento de Escolas e várias empresas locais, como a Biotek, The Navigator Company, Paper Prime e Roclayer, reduziram a iluminação exterior ao mínimo necessário, demonstrando assim o seu compromisso com a sustentabilidade e a redução da pegada ambiental.
A Hora do Planeta, evento histórico da WWF, teve início há mais de 15 anos em Sidney, Austrália, e tornou-se num movimento global de sensibilização para as alterações climáticas. Este ano, a campanha convidou a população a adotar medidas diárias para reduzir a pegada ecológica, disponibilizando dicas e sugestões no site oficial do evento (www.horadoplaneta.pt).
O gesto pioneiro do Município de Vila Velha de Ródão representa um exemplo inspirador de como a colaboração entre entidades públicas, privadas e a comunidade em geral pode contribuir para um futuro mais sustentável e resiliente.