O Município de Viana do Alentejo, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo, preparou um extenso programa de atividades culturais e desportivas ao longo do ano para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, celebrando assim a Revolução dos Cravos.

Diversas iniciativas estão agendadas, desde sessões de cinema a feiras da saúde, passando por eventos desportivos como o Alentejo Ativo e a Caminhada da Liberdade. Destacam-se também apresentações de livros, encontros com eleitos do Poder Local Democrático e espetáculos culturais.

Um dos pontos altos do programa é o Encontro “As Portas que Abril Abriu”, agendado para o dia 13 de abril, seguido pelo Encontro de Munícipes Nascidos em 1974 no Monte do Sobral no dia 14 de abril.

No dia 20 de abril, será apresentado o documentário “Do Monte do Sobral à Liberdade” no Cineteatro Vianense, com testemunhos importantes sobre o período histórico da Revolução dos Cravos.

Ainda no âmbito das comemorações, está marcada para o dia 21 a apresentação do livro “Quanta Liberdade?” no Castelo de Viana do Alentejo, seguida da inauguração de uma Exposição de Ilustrações e Discos de Vinil.

Destaque também para o espetáculo infantil “Aprender Liberdade” no dia 22 de abril no Cineteatro Vianense, dirigido às crianças do 1º ciclo do ensino básico.

A música será celebrada na noite de 24 de abril com atuações em Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo, reunindo artistas locais e populares.

No dia 25 de abril, as comemorações culminam com uma sessão solene no Cineteatro Vianense, seguida de arruadas, a Corrida da Liberdade, o almoço da liberdade, malha e o espetáculo “Dançar Abril” pela Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo.

O programa completo reflete o espírito de celebração e reflexão sobre os valores democráticos e a importância histórica do 25 de Abril, envolvendo a comunidade local em diversas manifestações culturais e desportivas.