
O Município de Paredes foi distinguido com o Galardão Autarquia Voluntária 2023. O prémio, atribuído pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, visa distinguir publicamente autarquias locais pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção da prática do voluntariado.
A Cerimónia de Entrega de Prémios realizou-se esta terça-feira, dia 9, no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou com a presença da Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Beatriz Meireles.
Foram distinguidos com o galardão 21 autarquias do país, pelas “práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos, em prol da promoção da prática do Voluntariado”, de acordo com a CASES.

Refira-se que, atualmente, o Banco Local de Voluntariado, um projeto implementado pelo Município para promover a prática de voluntariado do Concelho, conta com 179 membros ativos. A candidatura inclui os projetos do Pelouro de Ação Social (Orpheu Paredes Social, Férias Inclusivas, Voz Amiga), Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, Handball Cup e Amigos da Cultura, com cerca de 400 elementos.
O Banco Local de Voluntariado trata-se de uma estrutura facilitadora do voluntariado, que funciona como um espaço de encontro entre pessoas que querem ser voluntárias, e instituições promotoras, interessadas em integrar voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.

Fotos: Município de Paredes