
O Município de Odemira anunciou um investimento significativo na cultura e na arte local, atribuindo um total de 1.114.141,25 euros no âmbito do programa Odemira Criativa – Programa Municipal de Apoio à Cultura e Arte. Este financiamento foi concedido através de candidaturas apresentadas por agentes culturais e artistas em nome individual.
A cerimónia de formalização dos apoios decorreu no dia 3 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro. Na ocasião, o autarca salientou a importância do financiamento para o desenvolvimento do setor: “As indústrias culturais podem e devem ser o espaço de oportunidade para a transformação no nosso território. Estes protocolos são, essencialmente, ferramentas para que os agentes locais possam desenvolver a sua atividade com mais segurança e com mais certeza no futuro”. Acrescentou ainda que “o nosso objetivo é que este apoio também possa servir de base para outras candidaturas e tornar ainda mais robusto cada projeto do nosso ecossistema cultural”.
No total, foram atribuídos apoios financeiros a 45 associações locais, perfazendo 976.641,25 euros, através de três vertentes principais: apoio à criação artística, apoio à atividade e parcerias culturais para projetos anuais e plurianuais referentes a 2025 e 2026. Adicionalmente, sete artistas do concelho receberam apoio individual no valor global de 30.000 euros. Outras medidas enquadradas no financiamento incluem o programa Impulso Jovem, a Bolsa de Criação Artística e Apoios Pontuais.
O Programa Odemira Criativa tem como objetivo fortalecer e expandir as medidas municipais de apoio à cultura, incentivando a capacitação dos agentes culturais e artísticos do território. O programa pretende estruturar um suporte aos processos de criação, programação, estudo e pesquisa, ensino e aprendizagem, bem como ao acolhimento de artistas e atividades culturais. Esta iniciativa integra-se no Plano Municipal de Cultura 2030, que visa consolidar a cultura e a criatividade como fatores de atração e desenvolvimento do concelho.
Novo canal de comunicação para divulgação cultural
Durante a reunião com os agentes culturais, foi ainda apresentado um novo canal de comunicação criado pelo Município de Odemira na aplicação WhatsApp – Cultura em Odemira. O objetivo deste canal é ampliar a divulgação de espetáculos e eventos culturais locais, facilitando o acesso da população às iniciativas promovidas no concelho.
Hélder Guerreiro destacou a importância da ferramenta na era digital: “Esta é uma oportunidade para facilitar o acesso e colocar os munícipes a par da atividade cultural que acontece em Odemira. Vivemos na era digital e temos de nos adaptar. O investimento que temos realizado para vincular e desenvolver as indústrias criativas no nosso concelho tem de ser acompanhado por uma ampla divulgação. As pessoas precisam de saber o que está a acontecer, precisamos de chegar a toda a gente.”
Este canal de WhatsApp será exclusivamente dedicado à atividade cultural e complementa outros meios digitais de comunicação já utilizados pelo Município, como as redes sociais Instagram e Facebook, o Youtube e o website oficial.
Com este investimento e a aposta na comunicação digital, Odemira reforça a sua dedicação ao fortalecimento do setor cultural e ao apoio aos seus agentes, promovendo um ecossistema cultural mais dinâmico e acessível.