O esforço e a dedicação da Câmara Municipal de Castro Verde foram reconhecidos através dos resultados na execução de fundos comunitários no âmbito dos Investimentos Territoriais Integrados (ITI) do Programa Alentejo 2020. Com uma execução final que ascende a €4.149.738, Castro Verde conquistou um lugar de destaque, posicionando-se como a segunda autarquia da CIM do Baixo Alentejo com maior execução, sendo superada apenas por Moura.

Este feito foi alcançado apesar dos desafios financeiros, visto que o financiamento comunitário implicou capitais próprios da Câmara Municipal que ultrapassaram os 1,8 milhões de euros, assegurando assim a contrapartida nacional. Em números totais, o Município de Castro Verde executou mais de 6,1 milhões de euros exclusivamente no âmbito dos ITI.

Inicialmente dotado com €1.677.998, este expressivo resultado na execução revela a capacidade do município para quase triplicar a utilização dos fundos comunitários destinados aos ITI.

A requalificação da Escola Secundária de Castro Verde foi um dos principais impulsionadores deste desempenho excepcional. No entanto, contribuíram também para este resultado importante as intervenções de melhoria de eficiência energética nas piscinas municipais, bem como várias operações na área da cultura, museus municipais, patrimônio e redução do abandono escolar.