
Montemor-o-Velho brilhou no Campeonato VirtuALL Battle 2025, ao conquistar o segundo lugar por equipas, num evento que juntou mais de 250 seniores de cinco municípios da região Centro. A competição decorreu a 25 de junho, no Pavilhão Municipal de Mira, e distinguiu a equipa montemorense pelo desempenho, espírito de grupo e inovação tecnológica.
A comitiva do concelho integrou 12 participantes nos desafios e 38 apoiantes, e trouxe para casa, além da distinção de vice-campeã, um prémio especial no jogo-surpresa “GeoAtlântico — Rotas do Património”, entregue ao participante mais rápido e certeiro da competição, evidenciando o conhecimento e agilidade dos elementos da equipa.
Promovida pela AD ELO — Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, esta segunda edição do VirtuALL Battle foi marcada por desafios interativos recorrendo a ferramentas digitais como o TABLET, o PEPE e os óculos de realidade virtual Oculus Quest 2, que estimularam as capacidades cognitivas, físicas e sociais dos participantes.
A iniciativa contou com a presença de seniores dos municípios de Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, e promoveu uma abordagem moderna e inclusiva ao envelhecimento ativo, valorizando o convívio intermunicipal e o acesso às novas tecnologias.
A chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, Célia Craveiro, acompanhou a delegação montemorense, reforçando o compromisso do município com políticas de apoio ao envelhecimento saudável e participativo. O projeto “Seniores em Movimento”, uma das bandeiras sociais do concelho, continua assim a afirmar-se como uma referência no país.
O reconhecimento alcançado pela equipa de Montemor-o-Velho é mais do que uma distinção desportiva ou tecnológica: representa o sucesso de uma estratégia que junta bem-estar, inovação e coesão social numa faixa etária muitas vezes esquecida.
Com resultados expressivos e o mérito reconhecido entre os pares, Montemor-o-Velho reforça a sua posição de liderança em iniciativas de promoção da qualidade de vida dos seniores, apostando numa integração plena no mundo digital, sem esquecer a componente humana, afetiva e social.