© Município de Montemor-o-Novo

No passado sábado, dia 28 de outubro, teve lugar a inauguração da nova exposição permanente no Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, situado na localidade de Santiago do Escoural.

A cerimónia de abertura contou com a presença de ilustres convidados, incluindo representantes do Município de Montemor-o-Novo, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, o Vice-Presidente Henrique Lopes, a vereadora Silvia Santos e o Vereador do pelouro do Património Cultural, António Pinto Xavier. Também estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo, Sara Nascimento da Associação Amigos Unidos Pelo Escoural, e o arqueólogo Nélson de Almeida, em representação da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

O primeiro visitante a entrar na exposição foi, de forma simbólica, o Sr. Olímpio Graixinha, que em 1963, foi um dos dois trabalhadores da pedreira da Herdade da Sala que entrou na Gruta do Escoural. Na exposição, os visitantes podem experimentar um olhar aproximado desses trabalhadores através de uma experiência multimédia que recria o momento da descoberta.

Desde as primeiras investigações, ficou claro que a Gruta do Escoural foi utilizada como necrópole durante o Neolítico. Além disso, nas suas paredes, foram descobertos vestígios de pinturas e gravuras rupestres que remontam ao Paleolítico Superior. Todos esses aspetos são explicados na exposição que agora ocupa permanentemente o Centro Interpretativo.

O Centro Interpretativo da Gruta do Escoural é supervisionado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e é dinamizado pelo Município de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia do Escoural e Associação Amigos Unidos Pelo Escoural. Durante o inverno, o Centro está aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00.