
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte) realizou, esta quarta-feira, uma reunião de trabalho com a Área Metropolitana do Porto (AMP), no âmbito do ciclo de visitas às Entidades Intermunicipais da Região Norte. O encontro teve como objetivo avaliar o estado de execução dos investimentos com financiamento comunitário, em particular no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do programa regional NORTE 2030.
Durante a reunião, o presidente da CCDR Norte, António Cunha, destacou a relevância dos investimentos em inovação, habitação e mobilidade sustentável para o desenvolvimento da região.
No âmbito do PRR, encontram-se atualmente aprovados 36.448 projetos, que totalizam um investimento global de 3.207,6 milhões de euros. As principais áreas de intervenção incluem:
- Inovação: 131 projetos aprovados | 1.038,8 milhões de euros
- Habitação: 269 projetos aprovados | 450,6 milhões de euros
- Mobilidade sustentável: 3 projetos aprovados | 426,4 milhões de euros
Entre os projetos destacados encontra-se o metrobus de Matosinhos, que assegurará uma segunda ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, através de um sistema BRT – Bus Rapid Transit. A infraestrutura contará com 10 quilómetros de extensão e 11 estações, sendo financiada pelo Fundo para a Transição Justa, no seguimento do encerramento da refinaria da Galp em Leça da Palmeira, no âmbito do NORTE 2030. O projeto tem um orçamento superior a 20 milhões de euros.
Ainda no contexto do NORTE 2030, foram evidenciadas intervenções na área do ambiente, com destaque para:
- A requalificação das ETAR de Ermesinde e Alfena (Valongo) | 17,7 milhões de euros
- A intervenção na ETAR de Ossela (Oliveira de Azeméis) | 7 milhões de euros
No total, o programa NORTE 2030 já aprovou 469 operações, correspondendo a 432 milhões de euros de investimento, dos quais 246 milhões de euros são provenientes de financiamento comunitário.

Fotografias: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte)