
O primeiro dia oficial da 37.ª edição da Baja Portalegre 500 reuniu mais de 400 concorrentes de 20 países e atraiu uma verdadeira multidão ao centro de Portalegre, durante as verificações técnicas, administrativas e a cerimônia oficial de partida. A prova, organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), promete mais um emocionante desfile de entusiastas do todo-o-terreno ao longo dos famosos trilhos alentejanos, que se estenderá até ao próximo sábado.
Mesmo com as fortes chuvas que têm marcado o Alentejo e várias regiões do país nas últimas semanas, a paixão dos portugueses pela Baja Portalegre 500 permanece inabalável. Na noite de quinta-feira, milhares de fãs encheram as ruas em torno do Jardim do Tarro, no centro de Portalegre, para saudar os mais de 400 concorrentes que se preparavam para enfrentar o percurso competitivo nas diversas categorias, incluindo Automóveis (112 inscritos), Motos (94), Quads (34), SSV (79), Promoção / Hobby (59) e Mini Baja (25).
O ambiente festivo serviu como prelúdio ao início da competição que começou na manhã de sexta-feira com o tradicional Prólogo de 3,7 quilômetros na Herdade das Coutadas. As motos, SSV e quads partiram para o Prólogo às 7h50, seguidos pelos automóveis às 11h00. Posteriormente, os concorrentes enfrentaram um setor seletivo de 61,81 km, com partida às 10h15 para as motos, SSV e quads, e às 14h30 para os automóveis.
A Baja Portalegre 500, realizada desde 1987, é um evento de destaque no calendário do todo-o-terreno e tem um estatuto internacional ao ser pontuável para a Taça do Mundo FIA de Bajas. Além disso, é também uma prova importante nos principais campeonatos nacionais de Todo-o-Terreno da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
Com o Alentejo a servir de cenário espetacular, a Baja Portalegre 500 é muito mais do que uma competição; é uma celebração do desporto motorizado e da paixão de milhares de fãs que enchem as estradas para apoiar os heróis do todo-o-terreno. A ação e a emoção estão garantidas durante todo o fim de semana, à medida que os concorrentes enfrentam os desafios dos trilhos alentejanos.