© Marinha Portuguesa

A equipa de Destacamento de Mergulhadores Sapadores da Marinha foi chamada a intervir ontem, dia 10 de abril, para desativar dois engenhos explosivos de fósforo Marine Marker, encontrados junto às ruínas do Palácio Sotto Mayor em Troia, um pela manhã e outro ao final da tarde.

No local, os mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n°1, em coordenação com a Autoridade Marítima Local, avaliaram a situação e destruíram o primeiro engenho através de abertura e queima do material inflamável.

O segundo engenho explosivo foi localizado no mesmo local mais tarde, durante uma verificação de segurança com drones. Este segundo dispositivo foi inativado às 22h50 pelos mergulhadores da Marinha.

É crucial lembrar que, sempre que engenhos deste tipo são encontrados, não devem ser removidos. Deve-se alertar imediatamente as autoridades locais e manter-se afastado do local por questões de segurança.

A intervenção rápida e eficaz dos mergulhadores da Marinha contribuiu para eliminar com segurança estas ameaças potenciais em Troia.