O Alentejo encontra-se sob aviso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) devido à previsão de mau tempo, que inclui chuvas intensas, ventos fortes e o risco iminente de inundações. Este alerta faz parte das medidas preventivas para as próximas 48 horas, juntamente com as regiões Norte e Centro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a ocorrência de chuvas, por vezes intensas e persistentes, nas regiões Norte e Centro durante as próximas 48 horas. A partir de segunda-feira, espera-se que o Alentejo seja afetado por este fenómeno meteorológico.

Face a estas previsões, a Proteção Civil alerta para a instabilidade de vertentes e o risco de deslizamentos e derrocadas, piso rodoviário escorregadio devido a possíveis lençóis de água, quedas de árvores e postes de comunicações e energia, danos em estruturas montadas ou suspensas, e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos.

Medidas preventivas recomendadas incluem a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, retirada de objetos que possam criar obstáculos ao livre escoamento das águas e a fixação adequada de estruturas soltas ou suspensas.

A população é aconselhada a ter precaução junto a áreas arborizadas, à orla costeira e zonas ribeirinhas, evitando a circulação e permanência nestes locais. Condução defensiva, a não travessia de zonas inundadas e atenção às informações meteorológicas e indicações das autoridades são medidas adicionais sugeridas pela ANEPC.