O concelho de Marvão prepara-se para comemorar os 50 anos do 25 de Abril ao longo de todo o ano, convidando a população a embarcar numa viagem pela memória da vida antes e depois da Revolução dos Cravos.

O pontapé de saída destas celebrações será dado através da arte da fotografia, com a inauguração da exposição “No Coração do 25 de Abril”, da autoria de Veloso Amaral. A mostra, composta por 70 fotografias captadas pelo próprio Veloso Amaral no dia 25 de Abril de 1974, estará em exibição na antiga sede da Junta de Freguesia de Santo António das Areias, de 20 de abril a 13 de junho.

A abertura da exposição está marcada para sábado, 20 de abril, às 15h00, na presença do fotógrafo Veloso Amaral.

No dia emblemático de 25 de abril, Marvão assinalará a data que devolveu a democracia ao país com uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal às 9h00, seguida por um desfile da Banda da União Artística de Castelo de Vide até aos Paços do Concelho, onde ocorrerá o hastear das bandeiras. Às 10h45, alunos do Agrupamento de Escolas de Marvão declamarão Poemas d’Abril, seguido de um “Marvão d’Honra”.

As celebrações dos 50 anos do 25 de Abril estender-se-ão até Santo António das Areias, com a Banda União Artística de Castelo de Vide a desfilar até à Junta de Freguesia às 11h30, onde ocorrerá o hastear das bandeiras e uma arruada.

Às 21h30, o Centro Cultural e Recreativo de Santo António das Areias será palco de um espetáculo musical da Brigada 14 de Janeiro, onde a música de intervenção será o mote para refletir sobre a importância da Revolução para a liberdade de expressão artística, de pensamento e de consciência.

O programa de eventos continuará ao longo do ano e é dirigido a toda a população, com o intuito de evocar a memória daqueles que viveram este dia marcante na história do país e de transmitir aos mais jovens alguns aspetos particulares da vida em ditadura e democracia, celebrando assim a liberdade e os valores de Abril.