
© Município de Montemor-o-Novo
Durante uma semana, a cidade de Montemor-o-Novo recebeu com entusiasmo e calor humano a Missão País, um projeto que trouxe consigo uma onda de solidariedade e dinamismo protagonizado por cerca de 50 alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Desde o dia 20 até ao dia 27 de janeiro, estes jovens mergulharam de corpo e alma na comunidade montemorense, dedicando-se a diversas atividades com um único propósito: espalhar alegria e contribuir para o bem-estar da população local.
Uma das iniciativas mais marcantes foi o apoio na limpeza e recuperação de uma habitação afetada pelas recentes inundações e chuvas que assolaram a região na semana anterior. Com empenho e determinação, os voluntários da Missão País uniram esforços para ajudar uma família em necessidade, deixando um rasto de esperança e solidariedade.
Para culminar esta semana intensa, na sexta-feira, 26 de janeiro, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, juntou-se aos jovens da Missão País para uma noite de partilha e cultura. No Cineteatro Curvo Semedo, teve lugar a apresentação da peça de teatro “Perdidos e Achados”, protagonizada pelos próprios jovens. Em apenas cinco dias, estes talentosos artistas montaram e ensaiaram a peça, encantando uma plateia de cerca de 300 pessoas.
É importante salientar que este grupo de jovens da Universidade Nova de Lisboa comprometeu-se a regressar a Montemor-o-Novo nos próximos três anos, mantendo viva a chama da solidariedade e renovando a esperança na comunidade onde semearam os valores da partilha e do serviço ao próximo.