
Chuva, lama e uma multidão de espetadores ansiosos foram os ingredientes que marcaram a 37ª edição da Baja Portalegre 500. Nesta prova de superação que contou com mais de 400 concorrentes, o jovem João Ferreira (Mini) saiu vitorioso, conquistando o título pelo segundo ano consecutivo na categoria de automóveis. Bruno Santos (Motos), João Vale (Quads), Hélder Rodrigues (SSV) e Domingos Cunha (Mini Baja) também celebraram vitórias nas respetivas categorias.
“Uma corrida incrível, especiais fantásticas na lama e um número louco de espectadores!”. Foram estas as palavras do conceituado Mattias Ekström, bicampeão do DTM e campeão do Mundo de Ralicross, que estreou-se na Baja Portalegre 500. A sua descrição reflete o sucesso e o caráter especial desta prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal. As condições climatéricas difíceis marcaram o fim de semana, com inundações em várias partes do percurso e um setor seletivo encurtado no sábado. Apesar dos desafios, a Baja Portalegre 500 continuou a ser uma das provas mais difíceis e emblemáticas do todo-o-terreno internacional.
João Ferreira, ao volante do Mini JCW Plus da categoria T1+, alcançou a sua segunda vitória consecutiva na prova de automóveis. O ex-campeão nacional e europeu de bajas liderou a prova nos dois setores seletivos de sábado, dominando o percurso desafiante e conquistando o primeiro lugar. Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, estreando o Prodrive Hunter, enfrentaram uma penalização de 20 minutos na manhã de sábado, permitindo que Yazeed Al-Rajhi e Timo Gottschalk (Toyota Hilux T1+) conquistassem o segundo lugar na classificação geral. No entanto, Al-Attiyah ainda conseguiu garantir o título da Taça do Mundo FIA de Bajas em Portalegre, apesar da penalização.
Entre as motos, Bruno Santos saiu vitorioso. O piloto da Husqvarna, que conquistou o título depois de começar na terceira posição, aumentou gradualmente a sua vantagem sobre os adversários, terminando com uma diferença de 2 minutos e 44 segundos para o segundo classificado. André Sérgio e Gonçalo Amaral completaram o pódio, enquanto o campeão nacional de TT e oito vezes vencedor em Portalegre, António Maio, terminou na 19ª posição devido a problemas na sua Yamaha.
Nos SSV, Hélder Rodrigues (Can-Am) conquistou a sua primeira vitória nesta categoria. João Monteiro (Can-Am) assegurou o segundo lugar na classificação geral e o título de campeão nacional, enquanto Pedro Santinho Mendes (Can-Am) terminou em terceiro lugar.
João Vale (Can-Am) repetiu a sua vitória na categoria de Quads, enfrentando dificuldades mecânicas no seu percurso para o triunfo. Domingos Cunha (Yamaha) conquistou a sua segunda vitória consecutiva na Mini Baja, sagrando-se campeão nacional Juvenil.
Nesta edição, a Baja Portalegre 500 destacou-se pelas proezas dos jovens pilotos da Mini Baja, que enfrentaram chuva e pisos desafiadores. Bernardo Caiado (Gas Gas), Manuel Amaral (Yamaha), Luís Rodrigues (KTM) e António Feliciano (Yamaha) fecharam o grupo dos cinco primeiros, com Bernardo Caiado orgulhosamente a sagrar-se campeão nacional.
A competição nas categorias Promo & Hobby foi acirrada, com vitórias de vários pilotos em diferentes classes, demonstrando a diversidade e o espírito competitivo que tornam a Baja Portalegre 500 um evento tão especial.