
Realizou-se nos dias 9 e 10 de julho, na Universidade da Beira Interior (UBI), o 1º Encontro Regional do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro. O IPV é um dos 23 membros do projeto, tendo sido representado no Encontro por Lurdes Duarte Patrício, Mauro Mota, Natália Figueiredo e Paulo Silva. O evento pretendeu criar sinergias, fomentar a partilha de experiências, conhecimento especializado e boas práticas entre as entidades copromotoras do projeto, de forma a estimular e consolidar o trabalho em rede, com intuito de fortalecer o ecossistema de inovação da Região Centro.
O primeiro dia do evento, que decorreu na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, contou com uma mesa-redonda sobre “Cooperação Universidade-Empresa – a visão das empresas”, com Ana Cristóvão (Neurosov), Hugo Nobre (WD Retail) e Vasco Reis (Capgemini) e moderação de Mário Raposo (Prof. Catedrático da UBI). Realizou-se ainda, no primeiro dia, uma sessão sobre “Valorização comercial de resultados de Investigação&Desenvolvimento (I&D)”, dinamizada por António Teixeira (WellAdvisedCo), além de sessões de trabalho paralelas sobre a consolidação do
ecossistema de inovação regional, a criação de novos Gabinetes de Transferência de Tecnologia na rede e sobre propriedade intelectual.
O segundo dia do evento teve lugar no PARKURBIS (Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã), onde foi possível conhecer e reunir com a empresa MEPISURFACES, dedicada ao desenvolvimento de peças metálicas para a indústria da moda e com a NOESIS, consultora tecnológica. A interação com estas empresas teve como objetivo efetuar o levantamento de desafios de I&D passíveis de serem resolvidos pela academia e pela rede de parceiros INOVC+.
No Encontro Regional, decorreram ainda reuniões do consórcio e uma sessão de partilha de iniciativas dos parceiros, tendo o evento sido restrito a membros do consórcio e a convidados institucionais e empresariais, envolvendo cerca de 100 pessoas ao longo dos dois dias de atividades.
Para além do IPV, o INOVC+ conta com uma diversidade de parceiros-chave no ecossistema regional da Região Centro, nomeadamente, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e a UBI (organizadora do evento), os Institutos Politécnicos de Coimbra, de Castelo Branco, de Leiria, da Guarda e de Tomar, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, TAGUSVALLEY, ITECONS, Instituto Pedro Nunes, SERQ, BLC3, AEMITEQ, AIBILI, RAIZ, BIKINNOV, STAR INSTITUTE, SEAPOWER, BIOCANT PARK e CCTV.
O projeto INOVC+ terá um período de execução até março de 2027 e um investimento total elegível de cerca de 4,1 milhões de euros. É cofinanciado a 85% pelo Portugal 2030, através do programa operacional Centro 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
Mais informações sobre o projeto INOVC+:
O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC 2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.