O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks esta quarta-feira, 21 de maio, às 18h00.

Isabel Henriques, investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, é a convidada desta sessão com o tema Jangadas Invisíveis: O Papel dos Microplásticos na Propagação de Doenças e Resistência a Antibióticos. A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia.

A resistência aos antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde pública global, que limita a eficácia do tratamento de infeções comuns e compromete procedimentos médicos essenciais como cirurgias, quimioterapia ou transplante de órgãos. Mais de 1,27 milhões de mortes anuais são diretamente associadas à resistência a antibióticos, ultrapassando as mortes causadas por HIV/SIDA ou malária.
A contaminação dos ecossistemas com microplásticos, pequenas partículas de plástico com menos de 5 milímetros, representa mais um dos grandes desafios do nosso tempo. Estudos recentes, alguns dos quais realizados em rios portugueses, demonstram que os microplásticos são frequentemente colonizados por bactérias resistentes a antibióticos, que formam biofilmes nas suas superfícies, facilitando a sua sobrevivência e propagação no ambiente. É destes riscos e do desafio que representam, que a investigadora Isabel Henriques falará nesta sessão dos Pontos nos iii – Science Beer Talks.

Promovido pelo UC Exploratório com as parcerias do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC) e da Cervejaria Praxis, este ciclo de conversas teve início em 2016, pelo que completa agora nove anos de conversas com cientistas dos diferentes centros de investigação da Universidade de Coimbra.