O incêndio que começou no sábado passado em São Teotónio, Odemira, mantém-se ativo, desafiando os esforços das equipas de combate. Com 846 operacionais, 281 viaturas e 6 meios aéreos em ação, as chamas ainda não foram controladas.

Cerca de 1.400 pessoas foram evacuadas preventivamente, juntamente com 125 animais resgatados, conforme relatado pela Câmara Municipal de Odemira. O incêndio forçou a evacuação de 19 pequenas localidades, a maioria em Odemira, e também afetou o Parque de Campismo de São Miguel e quatro unidades turísticas locais.

Em meio aos esforços de combate, foram registados 22 feridos relacionados com o incêndio, incluindo três bombeiros e um civil evacuados para unidades hospitalares. Felizmente, todos já receberam alta. Outros 18 feridos leves, 14 bombeiros e 4 civis, foram assistidos no local.

A situação permanece complexa e desafiadora, exigindo um esforço contínuo das equipas de emergência e a colaboração das comunidades locais. A causa do incêndio está sob investigação, enquanto as autoridades trabalham arduamente para controlar as chamas e proteger as pessoas e os seus bens.