O Teatro Nacional D. Maria II tem levado a cabo o projeto Penélope, inserido na “Odisseia Nacional,” que desde o início deste ano tem percorrido todo o país, disseminando atividades artísticas e envolvendo as comunidades locais, agentes culturais e autarquias de mais de 90 concelhos de Portugal.

Neste contexto, o Município de Grândola tem apoiado ativamente o Projeto Penélope, que é promovido pela Associação Cultural “Um Coletivo.” Em julho, teve início uma Residência Artística na Aldeia do Pico, que trouxe a fusão entre arte e agricultura, envolvendo a comunidade local e um grupo de crianças da Ludoteca na criação de uma obra de arte contemporânea única.

A apresentação pública deste projeto e espetáculo final, denominado “Sementeira,” está marcada para o dia 15 de outubro, às 16h00, no Centro Comunitário da Aldeia do Pico.

Esta “Odisseia” traz ao concelho quatro propostas de participação, um espetáculo e uma formação cultural.

No próximo fim de semana, nos dias 7 e 8 de outubro, no Pátio da Biblioteca e Arquivo do Município, será apresentado “Cidade Adentro,” uma criação do coletivo Gira Sol Azul. Este projeto participativo está aberto a toda a população, independentemente da experiência em Artes Performativas. “Cidade Adentro” parte da pesquisa de imaginários para redescobrir Grândola através da palavra, da música e das artes plásticas.

O Cine Granadeiro será o palco de duas sessões do espetáculo “Nau Nau Maria,” com criação e direção de Alice Azevedo, integrado no projeto Próxima Cena. “Nau Nau Maria” é uma viagem atribulada inspirada na adaptação da “História Trágico-marítima” do século XVIII por Bernardo Gomes de Brito, representando uma das mais antigas tragédias marítimas de Portugal. As sessões decorrem no dia 13, às 12h00, para o público escolar, e no dia 14, às 21h30, para o público em geral.

No sábado, dia 14, às 16h00, no Pátio da Biblioteca e Arquivo do Município, será apresentado o livro “Penélope,” da autoria de Alice Sampaio.

Em novembro, está programada uma formação intitulada “Diversidade e Inclusão na Programação Cultural,” destinada a profissionais da cultura, agendada para o dia 20.

A programação desta “Odisseia” tem como objetivo democratizar a oferta teatral, promover a criação artística local, incentivar projetos intergeracionais e inclusivos, e refletir a diversidade de Portugal.

Não perca a oportunidade de participar nestes eventos culturais únicos que enriquecem a vida cultural de Grândola e proporcionam experiências enriquecedoras para toda a comunidade.