
O Festival Terras sem Sombra (TSS) regressa ao concelho de Odemira nos dias 12 e 13 de outubro, prometendo um fim-de-semana repleto de música, património e biodiversidade. Esta edição, inserida na 20.ª temporada do festival, destaca-se pela estreia mundial da peça Impressões Alpinas e por uma série de atividades que exploram os cruzamentos dos horizontes terrestres e marítimos.
O momento alto do evento será o concerto da harpista austríaca Elizabeth Plank, que acontecerá na noite de 12 de outubro, às 21h00, na Igreja da Misericórdia de Odemira. Intitulado Sons que Descem do Céu: Música para Harpa a Solo (séculos XIX/XXI) , o concerto inclui a estreia mundial de Impressões Alpinas , uma composição da também austríaca Monika Stadler. Uma peça explora texturas inovadoras da música para harpa e será interpretada por Plank, reconhecida internacionalmente pela sua abordagem moderna e vibrante do instrumento.
Além do concerto, o festival oferece uma vasta programação que inclui uma ação patrimonial no sábado, dia 12, sob o tema A vila de Colos: os desafios da interioridade na sede de um antigo concelho manuelino . Guiada pelos historiadores António Martins Quaresma e José António Falcão, esta atividade terá início às 15h00 na Igreja Matriz de Colos e visa explorar a história e os desafios contemporâneos deste território interior, marcados pela desertificação e pela sua rica herança histórica.
No domingo, 13 de outubro, às 9h30, o foco do festival volta-se para o horizonte marítimo com a atividade dedicada à Salvaguarda da Biodiversidade. Intitulada Crónicas das Aves e dos Homens: Da Migração Outonal das Aves à Cultura Mirense dos Homens , a acção será realizada no Cabo Sardão, um local privilegiado para a observação da migração de aves marinhas. O fotógrafo de natureza Dinis Cortes, profundo conhecedor da região, será o guia desta atividade, que combina a observação de aves migratórias com uma tradição na Cultura Mirense, uma tradição mesolítica caracterizada pela prática de mariscagem e pelo uso do icônico “machado mirense”.
O Festival Terras sem Sombra, com o apoio da Câmara Municipal de Odemira, da Embaixada da Áustria em Lisboa e da Fundação “La Caixa”, continuará a sua programação no final de outubro, com atividades previstas para o concelho de Sines.