O Festival IMATERIAL, organizado anualmente pela Câmara Municipal de Évora em colaboração com a Fundação Inatel, foi distinguido com o prestigioso prémio “Future Festival Award.” Este prémio é atribuído anualmente a festivais que promovem a preservação do Património Cultural e se destacam por adotar uma abordagem sustentável, desfrutando do presente sem comprometer o futuro.

Este ano, o Festival Imaterial superou outros oito concorrentes selecionados pelos conselheiros da UPBEAT (Plataforma europeia de divulgação de músicas do mundo) e emergiu como o vencedor. A conquista deste prémio confere ao Festival IMATERIAL a distinção de se tornar um parceiro associado da rede UPBEAT.

O IMATERIAL é conhecido por apresentar uma programação diversificada de música no Teatro Garcia de Resende, em Évora, envolvendo também outros locais patrimoniais e sítios arqueológicos que despertam o interesse dos visitantes. Este festival celebra a herança partilhada da humanidade, incluindo música, histórias, imagens e outros tesouros tangíveis e intangíveis que unem as pessoas em todo o mundo.

A terceira edição do Festival IMATERIAL, realizada em maio deste ano, atraiu aproximadamente 6 mil espetadores ao longo de nove dias de programação. Em 2024, o Festival IMATERIAL está agendado para ocorrer em Évora de 17 a 25 de maio, prometendo mais uma vez proporcionar uma experiência cultural enriquecedora e celebrar a diversidade do património cultural. Esta distinção reforça o compromisso contínuo do festival em preservar o património cultural enquanto cria um ambiente sustentável para as gerações futuras.