
Concertos ao ar livre, bailes, celebrações religiosas e sabores regionais preenchem o cartaz das Festas da Arrábida e Azeitão, que decorrem até domingo no rossio de Vila Nogueira.
Organizado pela Junta de Freguesia de Azeitão, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, o certame reafirma-se como um dos maiores eventos populares da região, promovendo a valorização do património natural e cultural da Arrábida.
“Serão quatro dias de festa maravilhosos”, sublinhou a presidente da Junta, Sónia Paulo, na abertura do evento, que teve lugar no dia 3 e contou com a presença da vice-presidente da Câmara, Carla Guerreiro, da vereadora Rita Carvalho, e do presidente da Junta de São Sebastião, Luís Matos.
A cerimónia inaugural, com o hastear da bandeira, deu o tom ao arranque da festa, seguida pelas atuações dos Cantares do Campo Branco e dos Putos do Rock. O baile com Cátia Sofia fechou a primeira noite com casa cheia.
Hoje, dia 4, destaque para o concerto da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense às 21h00, seguido de um tributo a Bon Jovi e baile com Manuel Marques. Após a meia-noite, os ritmos prosseguem com o DJ Diego Gonzalez.
Sábado, dia 5, o programa reforça o cariz religioso e cultural, com missa na Igreja de São Lourenço às 16h00, seguida da partida do círio desde o Convento de São Domingos. À noite, o DJ Monchique abre a animação, seguido da banda Shakra e nova atuação do DJ a fechar.
Badoxa é o cabeça de cartaz de domingo, atuando às 22h30. Antes, a Marcha Infantil da Escola EB1/JI da Brejoeira desfila às 20h30. As cerimónias religiosas encerram a manhã, com missa solene e procissão às 10h00, e a tarde inclui a partida do círio do Convento da Arrábida, às 17h30. Um último baile com Carlos Delgadinho, já após a meia-noite, encerra as festividades.
O evento mantém uma forte ligação ao comércio local, à cultura e à economia da região, reforçando Azeitão como destino turístico-cultural.