
Entre 11 de novembro e 1 de dezembro, terá lugar a Festa do Cante 2023, um evento que decorrerá em Serpa e Lisboa, com o intuito de celebrar a inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
A Festa do Cante 2023 visa não apenas comemorar este prestigiado reconhecimento internacional, mas também promover e partilhar a riqueza cultural do Cante Alentejano, incentivando a interação e o convívio entre os participantes.
Novembro – Rota do Cante
Durante o mês de novembro, os grupos corais do concelho de Serpa atuarão nas suas freguesias, em datas, horários e locais a serem anunciados em breve.
Dia 11 de novembro, 15h30 – Casa do Alentejo, Lisboa
O Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa irá apresentar-se como parte integrante das comemorações do Centenário da Casa do Alentejo.
Dia 25 de novembro, 19h00 — Cineteatro Municipal, Serpa
Neste dia, terá lugar a Cerimónia Oficial de Inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, intitulada “Humor e Cante”. O espetáculo da cerimónia irá associar-se ao centenário do nascimento do cartunista Sam, a ser assinalado em 2024. Participarão nesta cerimónia os 11 grupos corais ativos do concelho de Serpa, interpretando modas humorísticas:
- Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa
- Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento
- Grupo Coral Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho
- Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Vale de Vargo
- Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias
- Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento
- Rancho Coral Feminino Papoilas do Enxoé
- Grupo Coral Feminino Madrigal
- Grupo Coral Feminino Flores do Chança
- Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias
- Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa
Dia 1 de dezembro, 17h00 — Cineteatro Municipal, Serpa
O espetáculo “Cantexto”, do projeto Futurama, será apresentado. “Cantexto” é uma fusão das palavras Cante e texto, e propõe a colaboração entre grupos corais alentejanos e escritores contemporâneos portugueses. Em 2023, o projeto associa-se à Festa do Cante e apresenta um espetáculo no qual participam os seguintes autores e grupos corais:
- O Grupo Coral Feminino As Rosinhas de Santa Clara de Louredo interpreta “Na boca, o coração”, com letra de Joana Bértholo e música de Celina da Piedade e Ana Santos.
- O Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias interpreta “Planura nua, vestida de voz”, com letra de Regina Guimarães e música de Celina da Piedade e Ana Santos.
- Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento interpreta “Sol que me alegra a vida”, com letra de Ondjaki e música de Celina da Piedade e Ana Santos.
- Grupo Coral e Etnográfico Os Cardadores da Sete interpreta “Jardim de rosas”, com letra de Isabela Figueiredo e música de Paulo Ribeiro.
- O Grupo Coral da Mina de São Domingos interpreta “Moda das flores nas lapelas”, com letra de Afonso Cruz e música de Celina da Piedade e Ana Santos.
- O Grupo Coral da Vidigueira interpreta “A palavra foi passando”, com letra de Marta Pais de Oliveira e música de Celina da Piedade e Ana Santos.
Estes eventos prometem celebrar a riqueza cultural do Cante Alentejano e fortalecer os laços entre as comunidades, enaltecendo o património imaterial que faz parte da identidade portuguesa. A entrada para todas as atividades é gratuita, proporcionando a todos a oportunidade de participar nesta celebração cultural.